segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Jornalista nao precisa morder - por Dorrit Harazim

MUNDO - Jornalista não precisa morder - (por Dorrit Harazim) - O Globo

Ao completar cem anos de existência em 1921, o admirável jornal liberal britânico "The Guardian" publicou um ensaio comemorativo. Assinado por C. P. Scott, que o dirigiu por quase 60 anos, o texto cunhou uma frase que se tornaria célebre: "O comentário é livre, mas os fatos são sagrados."

O inglês Piers Morgan apresenta, há dois anos, o único programa de entrevistas do horário nobre da CNN, o canal a cabo americano que inventou o noticiário televisivo global. Morgan fora importado da Inglaterra para suceder ao totêmico talk show man Larry King, que reinou no posto por mais de um quarto de século, todos os dias.

Na Inglaterra, onde teve a carreira moldada como editor de três tabloides ("The Sun", "News of the World" e "Daily Mirror"), Morgan deixou poucas saudades entre seus pares, a julgar pelo perfil publicado na edição de novembro de "Vanity Fair".

Tem no currículo dois puxões de orelha graves: um do órgão regulador da imprensa britânica, num caso de manipulação de informação financeira privilegiada; outro do relator da Comissão Leveson, que investigou o escândalo das escutas telefônicas ilegais e as práticas da imprensa no Reino Unido, e onde teve de prestar depoimento por mais de duas horas. Suas respostas foram consideradas "totalmente desprovidas de credibilidade", segundo o relator.

Nos Estados Unidos, mesmo antes de ocupar o atual posto na CNN, Piers Morgan era um "famoso". Não como jornalista mas pela sua projeção em reality shows.

Fora o vencedor do primeiro programa da série "Celebrity Apprentice" inventada por Donald Trump e celebrizou-se como jurado do concurso America's Got Talent, da NBC.

Conquistou seu espaço na América graças a duas ferramentas sempre eficazes junto ao telespectador americano — um legítimo sotaque britânico, somado a uma cultivada falsa fleuma à la Hugh Grant.

Mas não apenas por isso. Também por ser inteligente, versátil e saber conduzir entrevistas de forma ágil. Bajulador com celebridades e mordaz quando lhe convém, Morgan é exímio no estilo morde e assopra.

Foi no dia da matança de 27 pessoas (26 numa mesma escola) na cidade de Newtown, estado de Connecticut, por obra de um jovem perturbado cuja mãe guardava cinco armas em casa, que Piers Morgan atropelou o ensinamento de C. P. Scott de que a opinião é livre.

Como cidadão residente nos Estados Unidos, Morgan sempre se engajou abertamente a favor de leis mais severas contra o acesso a armas nos Estados Unidos. A tragédia da escola Sandy Hook, portanto, lhe era cara.

Mas foi como jornalista que ele convidou o diretor de um grupo lobista pró-armas a ser entrevistado em seu programa. E foi como jornalista que ele surtou.

Subiu o tom de voz, lançou-se numa catilinária imperiosa, impediu o entrevistado de expor qualquer ideia até o fim e encerrou o programa de forma abrupta, chamando o convidado de "homem extraordinariamente burro, sem um mísero argumento coerente", que "envergonha o seu país".

No dia seguinte, repetiu a extravagante autopromoção com outro convidado pró-armas, John Lott, autor de "More guns, less crime" ( ainda sem edição no Brasil).

Resultado: ao telespectador, foi o jornalista que pareceu saído das cavernas; aos ultradireitistas treinados para não se exaltar em debates, coube o papel de guardiães da civilização.

E como num passe de mágica, o antes charmoso sotaque britânico com que o apresentador vociferou contra as leis americanas, que comparou às inglesas, soou arrogante, ofensivo, colonialista.

Não espanta, assim, que a esdrúxula petição encaminhada à Casa Branca por mais de 80 mil signatários, pedindo a deportação de Morgan, não tenha lhe gerado as esperadas simpatias liberais. Independentemente da causa, truculência e jornalismo não combinam.

Nos Estados Unidos, toda petição precisa alcançar pelo menos 25 mil assinaturas no prazo de 30 dias para merecer uma posição da Casa Branca. A que acusa o "cidadão britânico Piers Morgan de atacar a Segunda Emenda... e usar sua posição de destaque numa cadeia nacional de televisão para lançar ataques contra os direitos dos cidadãos americanos" precisou de apenas 48 horas para chegar a esse patamar.

A jocosa "contrapetição" preventiva lançada alguns dias depois na Inglaterra, pedindo que o jornalista seja mantido nos Estados Unidos, apenas atesta sua escassa popularidade em casa.

Ao invés de calar os entrevistados no grito, Morgan teria sido mais eficaz noticiando a última novidade da Amendment II, fabricante de equipamentos leves para uso das forças de segurança americanas: uma nova linha de mochila para crianças.

O modelo infantil feminino é rosa choque e azul celeste, com o desenho de três princesas do mundo Disney na frente. Custa 300 dólares. O equivalente para meninos traz a imagem dos super-heróis Vingadores na parte externa. Todas têm placas blindadas na parede interna, "destinadas a manter a criança segura em caso de tiroteio na escola".

Segundo o presidente da empresa, Derek Williams, as vendas triplicaram desde a matança em Newtown. O anúncio de uma criança loirinha de uniforme e mochila blindada nas costas, dando tchauzinho na porta da escola e a chamada "Sua paz de espírito é nosso negócio" diz tudo.

Outros seis fabricantes já se lançaram no mercado de mochilas à prova de balas, com modelos de nomes sonoros como "La Rue Tactical Backpack Schield BP 3A Level III Ballistic Plate". Vale conferir a propaganda da mais insana Diz mais do que dez entrevistas. - (Dorrit Harazim é jornalista) - (recebido por e-mail)

domingo, 30 de dezembro de 2012

condenado pelo Supremo, petista vai assumir vaga na Camara

136 mil por mês: o preço da falta de pudor de Genoino

Condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha, petista assumirá mandato na Câmara. Até que o STF o retire de lá, vai gerar mais prejuízo ao país

Gabriel Castro, de Brasília

Mesmo condenado pelo Supremo, petista assumirá vaga na Câmara ( Dorivan Marinho/Folhapress)

O ex-presidente do PT José Genoino, condenado no Supremo Tribunal Federal por corrupção ativa e formação de quadrilha, vai mesmo reassumir o mandato na Câmara dos Deputados. Em 2010, ele não teve votos suficientes para conquistar uma cadeira na Casa, mas ficou na suplência. A espera terminou: Carlinhos Almeida (PT) renunciou ao mandato para assumir a prefeitura de São José dos Campos (SP) e abriu caminho para Genoino, que perderá uma nova oportunidade de demonstrar ao país um pouco de pudor. A posse deve ocorrer no início de janeiro.

O Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que os mensaleiros com mandato na Câmara – três são parlamentares da Casa – perderão o mandato. Mas a determinação só será cumprida após o trânsito em julgado do processo do mensalão, o que depende da análise dos embargos apresentados pelos réus. O ex-presidente do PT foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão, que terá de cumprir em regime semiaberto. Juntamente com o ex-ministro José Dirceu e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, Genoino formava o núcleo político do maior esquema de corrupção da história brasileira.

Enquanto são julgados os recursos da ação, Genoino, vai poder apresentar projetos de lei, participar de comissões, votar em plenário e discursar na tribuna da Câmara. Terá, também, direito ao auxílio-moradia (3 000 reais), à verba indenizatória para gastos de rotina (27 769 reais) e à contratação de 25 assessores (até 78 000 reais). Receberá, ainda, um generoso salário de 26 723 reais – exatamente o que recebem os ministros do STF que o condenaram. O total do "custo-Genoino" pode chegar a 135 492 reais por mês.

Considerando que Pedro Henry (PP-MT), João Paulo Cunha (PT-SP) e Valdemar Costa Neto (PR-SP) também foram condenados pelo STF e estão cumprindo hora extra na Câmara, o total desperdiçado pode ultrapassar os 500 000 reais por mês.

Em janeiro, o Congresso não vai se reunir um dia sequer. Genoino, portanto, tomará posse para receber sem trabalhar. Como mostrou o julgamento do mensalão, o petista certamente contribui mais ao país quando está ocioso. (recebido por e-mail)

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Dar em primeiro lugar ou dar da maneira correta? - 24/12/2012 na edicao 726

Sobre artigo de Margaret Sullivan, Nova York (EUA); tradução de Jô Amado
         
O crítico de mídia Jack Shafer escreveu recentemente que, na era do Twitter, o público tem que estar preparado para o imprevisível: as notícias, em especial as de última hora, muito provavelmente são incorretas. Esse comentário, que fez no blog que tem na Reuters, foi provocado pelas informações equivocadas que circularam após o massacre em Newtown, estado de Connecticut. "Não espere muita coisa", aconselhou aos consumidores de notícias. "Você não ficará decepcionado."

A esse raciocínio, a ombudsman do New York Times, Margaret Sullivan oferece, em sua coluna [23/12/12], uma resposta radical: isso não é suficiente. Ou talvez seja para algumas organizações de mídia e para alguns consumidores de informação. Mas não para o New York Times e seus leitores. Uma dessas leitoras, Gail G. Abrams, de Little Silver, Estado de Nova Jersey, escreveu o seguinte na semana passada: "o afilhado de minha filha foi uma das crianças de seis anos assassinadas em Connecticut na sexta-feira. Nós acreditávamos que o New York Times estivesse mais interessado em dar a informação corretamente do que em dá-la em primeiro lugar. Deixamos de acreditar nisso." Posteriormente, por telefone, a Gail disse à ombudsman que tem 75 anos e é assinante do Times desde os 21. "Eu sempre disse que se o tinha lido no NYTimes, então devia ser verdade", disse ela. "Mas essa fé que eu tinha foi quebrada no fim de semana."

O NYTimes pode ter feito uma cobertura do massacre melhor do que muitos outros. Os principais editores disseram à ombudsman que deram ênfase ao cuidado, que eles sempre dão mais valor à precisão do que à velocidade e que corrigem os erros rapidamente. No entanto, no primeiro dia, o NYTimes publicou em seu site que o atirador era Ryan Lanza, atribuindo a informação a outras organizações de mídia. Na realidade, o atirador era o irmão, Adam Lanza.

"Certifique-se de que está tudo certo"

No dia seguinte, em seu principal artigo da primeira página, o NYTimes publicou vários fatos importantes errados, afirmando, sem citar fontes, que Lanza tivera o acesso [eletrônico] ao prédio da Escola Sandy Hook permitido pelo diretor, que "o reconheceu como filho de uma colega". Nada disso. Ele forçou a entrada na escola vestindo uniforme de combate e carregando armas. Até agora não foi confirmado se sua mãe, Nancy Lanza, trabalhou em alguma época na escola. Também ocorreram outros erros – muitos deles decorrentes de informação errada da polícia. Em vários casos, a citação era atribuída a agentes da lei anônimos.

A ombudsman repete: a cobertura não foi suficientemente boa para o NYTimes. Esse tipo de erro é inevitável na era de hiper-competitividade das mídias sociais?

Veja aqui uma comparação imperfeita, mas instrutiva. No mês passado, na noite da eleição presidencial, o NYTimes demorou a anunciar a vitória do presidente Barack Obama. A cuidadosa Associated Press já o fizera, assim como todas as outras principais organizações jornalísticas. O Empire State Building estava banhado em luz azul, mas o NYTimes ainda segurava. Mais tarde, a ombudsman foi procurar saber o porquê: tratava-se de um processo firmemente controlado que incluía uma "decisão de cima", a ser tomada por dois editores veteranos. Jill Abramson, a editora-executiva, daria a palavra final. Por que? Porque é melhor agir devagar e de maneira correta – principalmente devido à reputação do NYTimes de jornalismo de primeira qualidade.

O NYTimes traz uma disciplina semelhante para o trabalho investigativo. Recentemente, Kelly Couturier, produtora de uma seção de negócios online, contou à ombudsman que ficara impressionada com o conselho que ouvira de um editor de primeiro escalão para outro editor, sobre uma matéria delicada: "Cheque todos os fatos. Certifique-se de que está tudo certo." Ela lembrava-se de ter pensado: "Isso é o NYTimes. É isso que fazemos aqui."

Turbilhão de notícias

Práticas como essa podem rapidamente desmoronar em meio à confusão para conseguir uma matéria importante de última hora. É fácil ver o motivo. Você não tem como planejar a cobertura de uma chacina em massa. Os jornalistas têm que reagir rapidamente. Mas quando o fazem, não podem esquecer os padrões de qualidade e o rigor jornalístico. Wendy Ruderman, que ganhou um prêmio Pulitzer por uma reportagem policial quando estava em Filadélfia, foi uma dos muitos repórteres do NYTimes que participaram da matéria de Newtown. Ela disse à ombudsman que os erros a mantinham acordada de noite e, assim como o chefe de polícia, ela se sentia parcialmente responsável por eles. A raiz do problema era, pelo menos, dupla: em primeiro lugar, as autoridades estavam sob intensa pressão para dar informação sem mesmo ter certeza absoluta; e, em segundo lugar, na correria para acompanhar uma profusão de fontes de notícias, o NYTimes usou informações sem poder confirmá-las de maneira independente ou citar o nome das autoridades que as concederam.

No futuro, Wendy prefere que ninguém abrisse mão desta regra: "Não devemos publicar coisa alguma no jornal sem citar o nome da fonte responsável". Em outras palavras, não há como confiar em agentes da lei anônimos. "Temos que ter uma pessoa ligada e uma maneira de checarmos as declarações", disse. "E teríamos o tempo que tivéssemos que ter para fazer perguntas até termos certeza." Isso não garantiria que erros não fossem feitos; isso não é possível. Mas agiria como prevenção e os minimizaria. "Devemos partir dos fatos básicos que definitivamente conhecemos para construir a matéria a partir da base", disse ela. "No que se refere ao que não sabemos, podemos deixar isso claro na própria matéria."

Fontes identificadas. Verificação.Transparência. E a disposição de abrir mão de ser o primeiro. Esse tipo de prática "faria com que demorássemos", disse Wendy. "Mas é a nossa credibilidade que está em jogo."

O NYTimes não pode ser arrastado para o turbilhão de notícias da era do Twitter. Tem que se diferenciar das fontes de notícias que conseguem a informação de maneira rápida, pouco sistemática e frequentemente incorreta. Esse processo tem seu encanto próprio e seu próprio objetivo útil. Mas o jornal deveria ser sua alternativa de equilíbrio em termos de autoridade e precisão. Só assim se recupera a fé de leitores como Gail – a de que se você leu no NYTimes, deve ser verdade. - (recebido por e-mail)

mensagem 271212 - acao de gracas

"O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador.
Deus é o meu rochedo, e nele confiarei; o meu escudo, e a força de minha salvação, e o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, de violência me salvaste.
O SENHOR, digno de louvor, invoquei e de meus inimigos fiquei livre.
Porque me cercaram as ondas de morte, as torrentes de Belial me assombraram.
Cordas do inferno me cingiram, e encontraram-me laços de morte.
Estando em angústia, invoquei ao SENHOR e a meu Deus clamei; do seu templo ouviu ele a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos.
Então, se abalou e tremeu a terra, os fundamentos dos céus se moveram e abalaram, porque ele se irou.
Subiu a fumaça de seus narizes, e, da sua boca, um fogo devorador; carvões se incenderam dele.
E abaixou os céus, e desceu, e uma escuridão havia debaixo de seus pés.
E subiu um querubim, e voou; e foi visto sobre as asas do vento.
E por tendas pôs as trevas ao redor de si, ajuntamento de águas, nuvens dos céus.
Pelo resplendor da sua presença, brasas de fogo se acendem.
Trovejou desde os céus o SENHOR e o Altíssimo fez soar a sua voz.
E disparou flechas e os dissipou; raios, e os perturbou.
E apareceram as profundezas do mar, os fundamentos do mundo se descobriram, pela repreensão do SENHOR, pelo sopro do vento dos seus narizes.
Desde o alto enviou e me tomou; tirou-me das muitas águas.
Livrou-me do meu possante inimigo e daqueles que me tinham ódio, porque eram mais fortes do que eu.
Encontraram-me no dia da minha calamidade; porém o SENHOR se fez o meu esteio.
E tirou-me para o largo e arrebatou-me dali, porque tinha prazer em mim.
Recompensou-me o SENHOR conforme a minha justiça, conforme a pureza de minhas mãos me retribuiu.
Porque guardei os caminhos do SENHOR e não me apartei impiamente do meu Deus.
Porque todos os seus juízes estavam diante de mim, e de seus estatutos me não desviei.
Porém fui sincero perante ele e guardei-me da minha iniqüidade.
E me retribuiu o SENHOR conforme a minha justiça, conforme a minha pureza diante dos seus olhos.
Com o benigno te mostras benigno, com o varão sincero te mostras sincero.
Com o puro te mostras puro, mas com o perverso te mostras avesso.
E o povo aflito livras, mas teus olhos são contra os altivos, e tu os abaterás.
Porque tu, SENHOR, és a minha candeia; e o SENHOR clareia as minhas trevas.
Porque contigo passo pelo meio de um esquadrão, pelo meu Deus salto um muro.
O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do SENHOR, refinada; ele é o escudo de todos os que nele confiam.
Porque, quem é Deus, senão o SENHOR? E quem é rochedo, senão o nosso Deus?
Deus é a minha fortaleza e a minha força, e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho.
Faz ele os meus pés como os das cervas e me põe sobre as minhas alturas.
Instrui as minhas mãos para a peleja, de maneira que um arco de cobre se quebra pelos meus braços.
Também me deste o escudo da tua salvação e, pela tua brandura, me vieste a engrandecer.
Alargaste os meus passos debaixo de mim, e não vacilaram os meus artelhos.
Persegui os meus inimigos, e os derrotei, e nunca me tornei até que os consumisse.
E os consumi e os atravessei, de modo que nunca mais se levantaram, mas caíram debaixo dos meus pés.
Porque me cingiste de força para a peleja, fizeste abater debaixo de mim os que se levantaram contra mim.
E deste-me o pescoço de meus inimigos, daqueles que me tinham ódio, e os destruí.
Olharam, porém, não houve libertador, sim, para o SENHOR, porém não lhes respondeu.
Então, os moí como o pó da terra; como a lama das ruas os trilhei e dissipei.
Também me livraste das contendas do meu povo; guardaste-me para cabeça das nações; o povo que não conhecia me servirá.
Os filhos de estranhos se me sujeitaram; ouvindo a minha voz, me obedeceram.
Os filhos de estranhos descaíram; e, cingindo-se, saíram dos seus encerramentos.
Vive o SENHOR, e bendito seja o meu rochedo; e exaltado seja Deus, a rocha da minha salvação,
o Deus que me dá inteira vingança e sujeita os povos debaixo de mim,
e o que me tira dentre os meus inimigos; e tu me exaltas sobre os que contra mim se levantam; do homem violento me livras.
Por isso, ó SENHOR, te louvarei entre as nações, e entoarei louvores ao teu nome.
Ele é a torre das salvações do seu rei e usa de benignidade com o seu ungido, com Davi e com a sua semente, para sempre." (2 Sm 22:2-51)

"Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome.
Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.
Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.
E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém!" (Mt 6:9-13)

e o mandado que tenho é o de abençoar para que vades e produzais os frutos para o reino de deus pai em nome de nosso senhor e salvador jesus cristo, amém e amém! - (igreja evangélica santo dos santos - msn: elysilmarvidal@gmail.com - fones: 41-3338-6234 - (tim) 041-41-9820-9599 - (claro) 41-9821-2381 - (vivo) 41-9109-8374 - apóstolo ely silmar vidal - mensagem 271212 - ação de graças)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos:

(ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

leia este texto completo e outros em:
http://www.elyvidal.com.br

mensagem 241212 - natal 2012

incêndio na favela morro do piolho em 2012, muita dor e muita tristeza e muito aproveitador em volta, tentando tirar vantagem do sofrimento alheio.
que deus nos ensine a caminhar com nossos irmãos sem esperar pela desgraça, onde seja o momento de se tirar vantagem.
este ano não tenho muito a pedir a deus.
tenho mais a agradecer, agradecer porque ele é deus.
porque ele é maravilhoso e tem me mostrado o coração das pessoas.
tem me mostrado as feridas amargas, abertas no fundo do coração das pessoas.
e tem me ensinado a amar, não como eu devia, mas ele tem me ensinado a amar um pouco mais.
dessa forma, desejo que você, consiga essa comunhão que ora me é permitida, a fim de que através dela, percebas o quanto nossos irmãos necessitam, de tão somente um pouco mais de atenção.
por isso deixo aqui para lembrança, a oração do senhor:

"Jesus falou essas coisas e, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti,
assim como lhe deste poder sobre toda carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.
E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.
E, agora, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.
Agora, já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti,
porque lhes dei as palavras que me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.
Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e nisso sou glorificado.
E eu já não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.
Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
Mas, agora, vou para ti e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.
Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
Não são do mundo, como eu do mundo não sou.
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em mim;
para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim e que tens amado a eles como me tens amado a mim.
Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me hás amado antes da criação do mundo.
Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.
E eu lhes fiz conhecer o teu nome e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja." (Jo 17:1-26)

e nesta oração e nesta singela mensagem de final de ano, desejo a todos vocês, queridos amigos e irmãos, tudo o que o senhor me tem feito sentir.
não é dor, é amor.
não é tristeza, é alegria.
não é pranto, é regozijo.
porque enfim o senhor me tem feito conhecê-lo como nunca houvera conhecido alguém em toda a minha vida.
e é tão somente isso que desejo, que o conheçam, como eu o tenho conhecido.

"Eis que recebi mandado de abençoar; pois ele tem abençoado, e eu não o posso revogar." (Nm 23:20)
"O SENHOR te abençoe e te guarde;
o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;
o SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz." (Nm 6:24-26)
amém e amém! - (igreja evangélica santo dos santos - msn: elysilmarvidal@gmail.com - fones: 41-3338-6234 - (tim) 041-41-9820-9599 - (claro) 41-9821-2381 - (vivo) 41-9109-8374 - apóstolo ely silmar vidal - mensagem 241212 - natal 2012)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos:

(ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

leia este texto completo e outros em:
http://www.elyvidal.com.br

mensagem 281212 - pt e a mentira

e agora o senhor tarso genro vem a público dizer que pt "partido dos trabalhadores" deve esquecer "mensalão".
vamos esclarecer alguns pontos:
"mensalão" existiu ou não existiu?
segundo "lulla" (67 anos - ex-presidente do brasil (01/11/2003 a 01/01/2011), presidente de honra do "pt"), não existiu.
segundo tarso genro (63 anos - foi vereador, deputado federal, prefeito, presidente nacional do "pt", ministro da justiça, ministro da secretaria especial do conselho de desenvolvimento econômico e social, ministro da educação e ministro da articulação política), "mensalão" existiu. conforme ele mesmo diz: "ampla maioria das condenações foi justa"; "delúbio soares era réu confesso, é natural que fosse condenado."

muito bem, o brasil inteiro sabe o que é verdade.
e todo mundo sabe que o "lulla" mente, pelo menos no que concerne ao fator "mensalão".

"lulla" mente, ou tarso genro mente?
e vemos acima uma posição muito curiosa, onde "lulla" afirma que não existiu, e o homem que ele nomeou para ministro várias vezes, inclusive para ministro da justiça, diz que sim, que "mensalão" existiu.
para a classe pensante do país, isso não seria necessário. o povo que pensa e analisa e é cônscio de seus direitos e deveres, sabe que o "mensalão existiu.
resta então a assertiva correta, o ex-ministro da justiça diz que: "o ex-presidente da república luis inácio "lulla" da silva está mentindo.
concluímos então que nem mesmo seus pares confiam nele. pois, não creio que alguém em sã consciência, confie em um mentiroso, seja para que fim for.

quem deve esquecer "mensalão"?
primeiro sabemos que "pt" não é brasil e muito menos maioria no brasil.
nas últimas eleições ele arrebanhou algo perto de 40 milhões de votos.
à primeira vista parece muito, porém, o brasil conta com algo perto de 120 milhões de eleitores resta portanto, 80 milhões que não vota no "pt".
por esse motivo é apregoado, pelo "pt", com muita ênfase que se deve anular o voto, ou votar em branco.
claro, se o povo brasileiro realmente for às urnas e resolver mostrar a sua cara, "pt" não se elege nem para síndico de prédio.

mas o tópico principal deste ensaio, é justamente a mentira.
o "pt" gosta e cultiva a mentira?
ao analisarmos um pouco, da história do "pt", não precisa ser muito não, vemos que sim.
escolhi o vídeo abaixo, mas é claro que temos muitos outros na internet.

http://youtu.be/Z1HkK4ECDBA

vídeos para todos os gostos, e notamos que não só o "pt", gosta, usa e abusa da mentira, como também, é despreparado para todos os cargos que hoje ocupa, ou mesmo que pleiteia.
vimos a marta suplicy, dizer ao povo "relaxa e gosa" em um momento de muita tensão com a crise aérea de 2007 (quando ela era ministra do turismo). (hoje ela ocupa o cargo de ministra da cultura nomeada pelo "pt")
vimos o fernando haddad e seu "famigerado" "kit gay", entre outras parvoíces com que premiou o povo brasileiro (parvoíces pagas pelo povo, isso é bom que se deixe claro). (hoje ele está eleito prefeito de são paulo pelo "pt")
a marta assumiu o que disse, a desfaçatez dessa mulher lhe permite achar que o governo lhe paga um salário, provavelmente com dinheiro do "pt" e não do povo. creio que ela acha que é funcionária do partido e não do povo brasileiro.
já o "rapazinho", ainda não sei bem qual foi a sua intenção no envio do "kit gay", ele tentou "imitando o mestre", fazer de conta que não sabia do inteiro teor do kit; ou seja, "eu não sabia de nada."
e já sabemos qual é a próxima etapa: "isso não existe, é intriga da zelite!"
decida você mesmo a resposta à pergunta acima: "o "pt" gosta e cultiva a mentira?" - (mensagem 281212 - pt e a mentira - ely silmar vidal - apóstolo, teólogo e psicanalista)

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos:

(ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

leia este texto completo e outros em:
http://www.elyvidal.com.br

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

entrevista com o pastor ely vidal

Paulinho Andrade do Grupo Anjos do Acaso, entrevista o Pastor Ely Silmar Vidal em seu programa: "Jovens Gladiadores de Deus"

http://youtu.be/bnDukcp5IIs

O Estado do medo, (por Marco Antonio Villa) - O Globo

Em meio ao processo do mensalão, as diversas operações da Polícia Federal ou a turbulenta relação entre os poderes da República, o Brasil esqueceu do Maranhão.

Na fase final da guerra contra Canudos, em 1897, os oficiais militares costumavam dizer que não viam a hora de voltar para o Brasil. Quem hoje visita o Maranhão fica com a mesma impressão.

É um estado onde o medo está em cada esquina, onde as leis da República são desprezadas. Lá tudo depende de um sobrenome: Sarney. Os três poderes são controlados pela família do, como diria Euclides da Cunha, senhor do baraço e do cutelo.

A relação incestuosa dos poderes é considerada como algo absolutamente natural. Tanto que, em 2009, o Tribunal Regional Eleitoral anulou a eleição para o governo estadual. O vencedor foi Jackson Lago, adversário figadal da oligarquia mais nefasta da história do Brasil.

O donatário da capitania - lá ainda se mantém informalmente o regime adotado em 1534 por D. João III - ficou indignado com o resultado das urnas. A eleição acabou anulada pelo TRE, que tinha como vice-presidente (depois assumiu a presidência) a tia da beneficiária, Roseana Sarney.

No estado onde o coronel tudo pode, a Constituição Federal é só um enfeite. Lá, diversos artigos que vigoram em todo o Brasil, são considerados nulos, pela jurisprudência da famiglia.

O artigo 37 da nossa Constituição, tanto no caput como no §1º, é muito claro. Reza que a administração pública "obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência" e "a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos".

Contudo, a Constituição maranhense, no artigo 19, XXI, § 9º determina que "é proibida a denominação de obras e logradouros públicos com o nome de pessoas vivas, excetuando-se da aplicação deste dispositivo as pessoas vivas consagradas notória e internacionalmente como ilustres ou que tenham prestado relevantes serviços à comunidade na qual está localizada a obra ou logradouro".

Note, leitor, especialmente a seguinte passagem: "excetuando-se da aplicação deste dispositivo as pessoas vivas e consagradas notória e internacionalmente como ilustres".

Nem preciso dizer quem é o "mais ilustre" daquele estado - e que o provincianismo e o mandonismo imaginam que tenha "consagração internacional."

Contudo, a redação original do artigo era bem outra: "É vedada a alteração dos nomes dos próprios públicos estaduais e municipais que contenham nome de pessoas, fatos históricos ou geográficos, salvo para correção ou adequação nos termos da lei; é vedada também a inscrição de símbolos ou nomes de autoridades ou administradores em placas indicadores de obras ou em veículos de propriedade ou a serviço da administração pública direta, indireta ou fundacional do Estado e dos Municípios, inclusive a atribuição de nome de pessoa viva a bem público de qualquer natureza pertencente ao Estado e ao Município".

Quando foi feita a mudança? A 24 de janeiro de 2003, com o apoio decisivo de Roseana Sarney.

Desta forma foi permitido que centenas - centenas, sem exagero - de logradouros e edifícios públicos recebessem, em todo o estado, denominações de familiares, especialmente do chefe.

Para mostrar o desprezo pela ordem legal, em 1997 foi criado o município de Presidente Sarney, isto quando a Constituição Federal proíbe e a estadual ainda proibia.

Quem criou o município? Foi a filha, no exercício do governo. Mas a homenagem ficou somente na denominação do município. Pena. Os pobres sarneyenses - é o gentílico - vivem em condições miseráveis: é um dos municípios que detêm os piores índices de desenvolvimento humano no Brasil.

Como o Brasil esqueceu o Maranhão, a família faz o que bem entende. E isto desde 1965! Sabe que adquiriu impunidade pelo silêncio (cúmplice) dos brasileiros.

Mas, no estado onde a política se confunde com o realismo fantástico, o maior equívoco é imaginar que todas as mazelas já foram feitas. Não, absolutamente não. A governadora resolveu fazer uma lei própria sobre licitação.

Como é sabido, a lei federal 8.666 regulamenta e tenta moralizar as licitações. Mas não no Maranhão. Por medida provisória, Roseana Sarney adotou uma legislação peculiar, que dispensa a "emergência", substituída pela "urgência".

Quem determina se é ou não urgente? Bingo, claro, é ela própria.

Não satisfeita resolveu eliminar qualquer restrição ao número de aditivos. Ou seja, uma obra pode custar o dobro do que foi contratada. E é tudo legal.

Não é um chiste. É algo gravíssimo. E se o Brasil fosse um país sério, certamente teria ocorrido, como dispõe a Constituição, uma intervenção federal.

O que lá ocorre horroriza todos aqueles que têm apreço por uma conquista histórica do povo brasileiro: o Estado Democrático de Direito.

O silêncio do Brasil custa caro, muito caro, ao povo do Maranhão. Hoje é o estado mais pobre da Federação. Seus municípios lideram a lista dos que detém os piores índices de desenvolvimento humano.

Muitos dos que lá vivem lutam contra os promotores do Estado do medo. Não é tarefa fácil. Os tentáculos da oligarquia estão presentes em toda a sociedade. É como se apresassem para sempre a sociedade civil.

Sabemos que o país tem inúmeros problemas, mas temos uma tarefa cívica, a de reincorporar o Maranhão ao Brasil.

Marco Antonio Villa é historiador - (recebido por e-mail)

mensagem 191212 - "lulla" e a constituicao

meu caro ex-presidente "lulla", constituição é uma coisa, prostituição é outra.
são coisas totalmente diferentes uma da outra, e por conseguinte, diametralmente opostas.

"Vinte anos depois de votar contra o texto final da Constituição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva critica as "soluções mágicas" propostas pelo PT em 1988. "O PT chegou ao Congresso com uma proposta de Constituição pronta e acabada [com] que, se fosse aprovada, certamente seria muito mais difícil governar do que hoje", disse Lula à Folha, em entrevista por e-mail. Lula não vê urgência em fazer mais alterações na Carta Magna, mesmo tendo encaminhado neste ano duas propostas de reforma -política e tributária- ao Congresso: "Não acho que haja necessidade de reformas emergenciais".

"lulla" e o pt foram contrários à constituição de 1988, justamente a constituição que hoje nos defende e que nos permite falar o que queremos, enfim, fazer uso de nossos direitos de ir e vir.

"Mas eu penso que tudo que nós alcançamos até agora foi fruto da participação da sociedade naquela Constituinte." ("lulla")

justamente a constituição que hoje, "lulla" e seu partido querem destruir.
querem destruir, porque ela permite que seus "comparsas" (porque é assim que são chamados os parceiros de crime) hoje sejam julgados, responsabilizados e penalizados de acordo com a lei, e se não fosse essa constituição, o "lulla" e sua curriola já teriam tomado conta do país e já estaríamos vivendo sob o regime que eles sonham implantar para nosso país.
se você tem amor ao seu país.
se você não tem amor ao seu país, mas gosta de ser livre para ir e vir, expressar livremente suas opiniões, então, ajude-nos a divulgar isto, pois é importante que o povo conheça o homem e o partido que defendem o "pndh-3" e a "plc-122" programas que o pt sonha implantar em nosso país.
lembre-se, você que trabalha e que é pobre; neste país, (embora sejamos livres) quem paga impostos é o povo pobre de fato, porque os ricos tem seus meios de burlar a pesada carga tributária a ele imposta.
dessa forma, quando ler algo a respeito do "mensalão", do escândalo "rosegate" (amiga íntima, ou amante do "lulla"), ou mesmo do "cachoeira", lembre-se, que é da tua cara que essa turma está rindo, com o teu dinheiro, com o dinheiro que deveria servir para alimentar teu filho na escola, que deveria servir para melhorar a qualidade de atendimento no posto hospitalar.
portanto, não se iluda com o "bolsa escola", com a "bolsa família", com o "vale gás", ou seja lá com qual "bolsa miséria" que querem te iludir, tire a venda dos olhos, eles estão te iludindo.
mostre a eles que você é pobre, mas não é burro.
mostre a eles que você é pobre, mas não é desinformado.
mostre a eles que você é pobre, mas não se vende por porcaria.
porque se não fossem esses escândalos todos, sobraria muito mais, para que você pudesse viver bem melhor e mais decentemente, do que vive com essas misérias que eles te dão, como se estivessem te fazendo um favor.
lembre-se que o governante não te faz favor em governar, você o paga para isso.
lembre-se, esse canalha, "lulla" foi teu empregado, ele tem que te dar satisfação de tudo o que ele fez, é por isso que você vota, mesmo não tendo votado nele.
teu voto, vale muito mais do que imagina, faça-o valer de fato e de direito!
http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2008/10/entrevista-com-lula-sobre-constituio-de.html
(ely silmar vidal - apóstolo, psicanalista, juiz arbitral, delegado especial de direitos humanos e jornalista - mensagem 191212 - "lulla" e a constituição)

Procurando Deus - (Aramis Salata)

PROCURANDO DEUS
     

    
PROCUREI POR DEUS NAS ESTRELAS
NO ESPAÇO IMENSO, INFINITO
PROCUREI NAS IMPONENTES GELEIRAS
ONDE ESTÁ ESSE DEUS TÃO BENDITO?

PROCUREI NA IMENSIDÃO DO DESERTO
E NO MAIS PROFUNDO OCEANO
PERCORRI COM PASSOS INCERTOS
CONTINUEI POR DEUS PROCURANDO.

PROCUREI EM DIVERSAS IGREJAS
EM TEMPLOS DE VARIAS DENOMINAÇÕES
NÃO ENCONTREI, NEM SEI AONDE ESTEJA
PARA OUVIR AS MINHAS ORAÇÕES.

FINALMENTE CONSEGUI ENCONTRÁ-LO
TERMINANDO A JORNADA ASSIM
DEUS ESTÁ NUM HUMILDE LUGAR
ELE HABITA DENTRO DE MIM.

SALATA, Aramis

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

mensagem 051212 - quem é deus

"Porque o SENHOR, teu Deus, é um fogo que consome, um Deus zeloso." (Dt 4:24)

"Então, dali, buscarás ao SENHOR, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma.
Quando estiveres em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então, no fim de dias, te virarás para o SENHOR, teu Deus, e ouvirás a sua voz.
Porquanto o SENHOR, teu Deus, é Deus misericordioso; e não te desamparará, nem te destruirá, nem se esquecerá do concerto que jurou a teus pais." (Dt 4:29-31)

"A ti te foi mostrado para que soubesses que o SENHOR é Deus; nenhum outro há, senão ele." (Dt 4:35)

"Pelo que hoje saberás e refletirás no teu coração que só o SENHOR é Deus em cima no céu e embaixo na terra; nenhum outro há.
E guardarás os seus estatutos e os seus mandamentos, que te ordeno hoje, para que bem te vá a ti e a teus filhos depois de ti e para que prolongues os dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá para todo o sempre." (Dt 4:39-40)

"Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR? Ao tempo determinado, tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho." (Gn 18:14)

"assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei." (Is 55:11)

"Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão." (Gn 15:1)

"Disse-lhe mais: Eu sou o SENHOR, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para a herdares." (Gn 15:7)

"Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu; não temais." (Mt 14:27)

"Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos." (Mt 22:32)

"E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede." (Jo 6:35)

"Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (Jo 8:12)

"Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso." (Ap 1:8)

"Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a resplandecente Estrela da manhã." (Ap 22:16)

"Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus!
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém!" (Ap 22:20-21) - (igreja evangélica santo dos santos - msn: elysilmarvidal@gmail.com - fones: 41-3338-6234 - (tim) 041-41-9820-9599 - (claro) 41-9821-2381 - (vivo) 41-9109-8374 - apóstolo ely silmar vidal - mensagem 051212 - quem é deus)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos:

(ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

leia este texto completo e outros em:
http://www.elyvidal.com.br

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

mensagem 031212 - regozija-te

"Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija-te e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém.
O SENHOR afastou os teus juízos, exterminou o teu inimigo; o SENHOR, o rei de Israel, está no meio de ti; tu não verás mais mal algum.
Naquele dia, se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se enfraqueçam as tuas mãos.
O SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para te salvar; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo." (Sf 3:14-17)

"Eis que, naquele tempo, procederei contra todos os que te afligem, e salvarei os que coxeiam, e recolherei os que foram expulsos; e lhes darei um louvor e um nome em toda a terra em que foram envergonhados.
Naquele tempo, vos trarei, naquele tempo, vos recolherei; certamente, vos darei um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando reconduzir os vossos cativos diante dos vossos olhos, diz o SENHOR." (Sf 3:19-20)

"Quem há entre vós que, tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada em vossos olhos, comparada com aquela?
Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o SENHOR, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforçai-vos, todo o povo da terra, diz o SENHOR, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos,
segundo a palavra que concertei convosco, quando saístes do Egito, e o meu Espírito habitava no meio de vós; não temais.
Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, e farei tremer os céus, e a terra, e o mar, e a terra seca;
e farei tremer todas as nações, e virá o Desejado de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos Exércitos.
Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos.
A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos." (Ag 2:3-9)

"Fala a Zorobabel, príncipe de Judá, dizendo: Farei tremer os céus e a terra;
e derribarei o trono dos reinos e destruirei a força dos reinos das nações; e destruirei o carro e os que nele se assentam; e os cavalos e os que andam montados neles cairão, cada um pela espada do seu irmão.
Naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, te tomarei, ó Zorobabel, filho de Sealtiel, servo meu, diz o SENHOR, e te farei como um anel de selar; porque te escolhi, diz o SENHOR dos Exércitos." (Ag 2:21-23)

"E estabelecerei o seu reino para sempre, se perseverar em cumprir os meus mandamentos e os meus juízos, como até ao dia de hoje." (1 Cr 28:7)

"E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir." (Jr 1:12)

"Se alguém tem ouvidos, ouça." (Ap 13:9)

"A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém!" (Ap 22:21) - (igreja evangélica santo dos santos - msn: elysilmarvidal@gmail.com - fones: 41-3338-6234 - (tim) 041-41-9820-9599 - (claro) 41-9821-2381 - (vivo) 41-9109-8374 - apóstolo ely silmar vidal - mensagem 031212 - regozija-te)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos:

(ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

leia este texto completo e outros em:
http://www.elyvidal.com.br