Este é um dos mimos do nosso exército, trata-se de um carro de combate
de fabricação alemã que custou muito caro, mas que vem a somar em nossas
defesas.
Um veículo com tão excelente aceitação que os Israelenses resolveram
também passar a fabricar essa belezinha. - (ely silmar vidal -
jornalista e presidente da DOJAE - Diário Oficial da Justiça Arbitral e
Ecleaisástica)
Proteção
A proteção blindada do Leopard 1A5 pode ser considerada adequada para o
cenário sul-americano, porém uma simples adição de um pacote de
blindagem adicional daria novas dimensões ao poder de combate destes
veículos, o que é uma repotencialização simples, rápida e relativamente
barata de se fazer. No mercado internacional existem kits de blindagem
da própria Krauss-Maffei Wegmann (KMW) alemã, da Rafael israelense,
entre outros. Um tipo que vale a pena mencionar é o MEXAS (Modular
Expandable Armour System), desenvolvido pela empresa alemã IBD e adotada
pelo Exército Canadense para equipar seus Leopard C2 (1A5), dotando-os
de proteção blindada capaz de fazer frente às munições de última geração.
Mobilidade
A menos viável das mudanças, por envolver grandes custos e mão de obra.
Seria interessante utilizar um motor MTU MT 881 ou um MTU MB 871 para
trazer o Leopard 1A5 para um nível de mobilidade um pouco superior ao
que possuía o EE-T1 P1 Osório, e ainda reduzir seu consumo de
combustível, mas isto pode ser considerado algo supérfluo face nosso
cenário de emprego, principalmente se observadas as VBTT ou VBCI
eventualmente empregadas para acompanhar os Carros de Combate em nosso
Exército.
http://www.facebook.com/apostoloelyvidal/videos/702775569852166/?l=415489123085835860
sábado, 15 de agosto de 2015
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